A Teoria dos cinco movimentos e seu envolvimento com o tratamento da Acucupuntura

Segundo a cultura milenar que engloba a medicina chinesa, o surgimento de doenças e os transtornos psicológicos estão ligados ao funcionamento inadequado do organismo. Como princípio, seria por meio da busca do equilíbrio das energias (chi) que o ser humano poderia relacionar  diferentes órgãos do corpo aos seus diferentes estados emocionais.

A técnica da acupuntura consiste em inserir agulhas nos diferentes pontos energéticos pelo corpo, o que causaria bem-estar e ativação de regiões “defeituosas” (que carecem de algum estímulo). Desta maneira, a acupuntura pode ser benéfica de diferentes maneiras como tratamento para a saúde psíquica e corporal do paciente.

Para um melhor entendimento, é necessário que se tenha entendimento da Teoria do 5 Movimentos da filosofia chinesa. Essa teoria tem a sua aplicação na medicina tradicional, que seria a mesma na qual a acupuntura engloba. Um paralelo estabelecido entre os 5 elementos da natureza (água, fogo, terra, madeira e metal) e a sua relação com o corpo humano. Os diferentes elementos, no corpo, representam um órgão específico.

De acordo com a classificação e os elementos associados, podemos formar o seguinte esquema:

Elementos Órgãos
Água Rins
Fogo Coração
Madeira Fígado
Meta Pumões
Terra Baço/Pâncreas

 

Dentro deste contexto e entendimento, é então possível estabelecer uma coligação entre todas as informações apresentadas com as emoções, para enfim entender o funcionamento da técnica da acupuntura.

Neste caso então será apresentado o princípio da emoção: Segundo a medicina tradicional chinesa, seria a partir destes 5 órgãos que seria possível expressar as emoções. Desta maneira, fica evidente que é necessário que todos estejam devidamente funcionando para o desenvolvimento de um ser centrado e saudável. Dentre eles, são:

  • Alegria: Coração
  • Tristeza: Pulmão
  • Raiva: Fígado
  • Preocupação: Baço/Pâncreas
  • Medo: Rins

Observando as emoções

Para algumas doenças psíquicas que encontramos, é importante que se faça uma análise  das emoções que a desafloram. Quando analisamos a depressão, por exemplo, o estado do indivíduo de tristeza profunda, melancolia, pode ser associado a um desequilíbrio energético na região do pulmão.

Já aqueles que apresentam deveras irritações devido ao estresse sofrido pelo movimento do trabalho, da sociedade em que vivemos hoje, para este paciente, o desequilíbrio estaria relacionado ao fígado.

Um terceiro e último exemplo: por acaso você conhece alguém que seja muito ansioso? Que tenha pensamentos fixos e que sempre apresenta falta de energia? Para pacientes com este quadro, o problema a ser tratado é na região do baço ou pâncreas.

O princípio da acupuntura então, é o da correção e/ou ativação dos canais de energia que perpassam por nosso corpo. Estes canais são os chamados “fluxos energéticos”, e podem ser fundamentais para a manutenção de uma vida mais harmoniosa e tranquila.

E como funciona a Acupuntura neste processo?

Como já anteriormente explicado, os meridianos fazem parte dos pontos vitais e dos canais de fluxo de energia do nosso corpo. O estímulo destes pontos é por meio de agulhas de diferentes tamanhos e comprimentos entre si, e são eles que fazem o trabalho de correção e estímulo.

Para citar apenas um dos muitos exemplos, o ponto mais famoso é o yintang, localizado exatamente ao meio da testa. Ele é o ponto mais comum utilizado no tratamento de doenças relacionadas a distúrbios mentais e a regulação do sono.

É imprescindível que o acupunturista siga o mapa dos fluxos energéticos e de acordo com os cinco órgãos/elementos. A aplicação das agulhas e a liberação destes canais é o mais importante a ser levado em conta.

 

Agendar
Posso ajudar?
Olá, para agendar sua sessão de acupuntura ou outras terapias manuais, clique no botão do Whatsapp abaixo.